Procedimento de limpeza e manutenção para pisos lapidados

5 de março de 2021In ArtigosBy Laticrete Solepoxy

O presente documento serve como orientação para limpeza e manutenção de pisos lapidados pelo sistema convencional ou polimérico.

Pisos cimentícios (concreto, granilite, terrazzo, placas vibro prensadas, ladrilho hidráulico, etc.) com superfície lapidada, são pisos que receberam um tratamento de endurecimento da superfície e em seguida um tratamentos mecânico, via uma seqüência de diamantes, até se obter uma superfície extremamente resistente a risco, a abrasão, brilhante e lisa.

A lapidação poderá durar mais ou menos dependendo de alguns fatores. Abaixo algumas causas que podem provocar a diminuição do brilho da lapidação:

a) A superfície do piso de concreto mesmo após o processo de endurecimento fica abaixo de 5 Mohs. Neste caso não há dureza superficial suficiente para manter o brilho por muito tempo. Para resolver esta situação, deve-se sempre optar pela lapidação polimérica.

b) A área lapidada possui muito material abrasivo no chão (depósito de areia, áreas de esmerilhamento de peças, etc.) Nestes casos deve-se sempre optar pela lapidação polimérica, fazer limpezas constantes e serão necessárias revitalizações periódicas.

c) A área sofre ataques químicos como açúcar, ácidos, bases, etc. Neste caso foi especificada a solução errada ou o cliente mudou o uso da área. A opção correta é revestir o piso com epóxi, uretano ou poliuretano.

d) A lavagem ou manutenção do piso com técnicas e produtos inadequados.


As recomendações para a correta lavagem e manutenção das lapidação são:

1- Nunca use produtos químicos como detergentes neutros, ácido ou básicos. Estas substâncias são agressivas, destruindo a superfície lapidada. Use apenas água limpa. Em caso de se necessitar uma lavagem com agente detergente, use a linha SOLECLEAN LP diluído em 1:10 na autolavadora.

2- Lave sempre o piso com uma autolavadora, estas máquinas economizam água, lavam e secam imediatamente, usam menos mão de obra e possuem sistemas que não necessitam detergente. A lavagem do pisos com mangueiras de incêndio, com baldes e rodinhos é proibido pois carrega muito material particulado e oxidado, expõem o piso a agentes químicos (detergentes) por muito tempo, além de ser muito difícil de secar, gerar um desperdício de água e uma geração de efluentes desnecessária.

3- Quando for usar uma autolavadora ou uma enceradeira, nunca use discos preto ou verde. Só é permitido usar discos bege, branco, vermelho e champagne. Para sempre manter o brilho inicial usar discos impregnados com diamante 3.000 como o SOLEPAD 3000 da SOLEPOXY ou o disco Purple da 3M.

4- Para “puxar” o brilho do piso deve-se usar enceradeiras high speed a propano ou elétrica equipada com disco de pelo de porco ou diamantado SOLEPAD 3000 ou Purple 3M ou Twister da HTC.


Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne

Vice-presidente da ANAPRE
Diretor Executivo da Solepoxy / Propiso